Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Introdução à teoria da Interatividade



Interface Gráfica 

Interface gráfica é um conceito de interação entre o utilizador do computador e um programa por meio de tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Quando se diz que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que a tela foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e outros- geralmente facilitando o uso do programa. Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado, pois é este quem tem a responsabilidade de dar a interface.



Interatividade
O adjetivo ''interativo'' tem servido para qualificar qualquer coisa ou sistema cujo funcionamento permite ao seu utilizador algum nível de participação  . Temos como exemplo os programas de televisão onde os espectadores podem escolher entre várias opções previamente definidas. A interatividade é como um diálogo entre o Homem e o computador, através de interfaces gráficas, em tempo real.





Realidade Virtual
É o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade inexistente, fazendo a pessoa mergulhar  em mundos criados por um computador. Muita gente acredita que a realidade virtual só serve para jogos de computador ou filmes. Na verdade, ela tem aplicações práticas importantes em indústrias, na ciência e no treino de pessoas para atividades de risco. Por meio dela, engenheiros conseguem testar projetos de automóveis e aviões antes de gastar dinheiro a fazer protótipos. A maior parte das imagens são montadas em modelos a 3 dimensões de computação gráfica.

1 comentário: