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terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fontes tipográficas

As Fontes Tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as Serifas. Na tipografia, as Serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Temos como exemplo mais comuns a fonte Times New Roman.

Fontes com serifa
Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como em um romance), pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto: o ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras.Por outro lado, as fontes sem serifa costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos (“chamando a atenção”), já que parecem mais limpas.

Fontes sem serifa
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês “sem serifa”). O primeiro tipo sem serifa apareceu em 1816, pela casa fundidora Caslon e foi considerado bem avançado para a época, que era dominada pelos tipos de serifa quadrada. Foi um fracasso comercial. Pouco tempo depois, Willian Thorowgood produziu o primeiro alfabeto sem serifa com minúsculas, que ficou conhecido como Grotesque, base dos alfabetos sem serifa mais conhecidos.





Fontes Bittmap
As fontes bitmap são tipos de um determinado tamanho e com certos atributos ou características, como negrito ou itálico.
O bitmap é um registo de um modelo de pontos necessário para criar um certo caractere de um determinado tamanho, com
determinado atributo.
As cinco fontes bitmapped são courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.




Fontes escaladas
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podendo ser lidas através de rendering para qualquer tamanho que forem requisitadas.
Contém informação para contornos em linhas curvas preenchidas de modo a ter um aspeto sólido.
Os tipo de fontes escaladas são Type1, TrueType e OpenType.










Bibliografia: Imagem 1, Imagem 2

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