Modelo RGB
RGB é a abreviatura de red, green , blue. As três cores que formam o sistema RGB são chamadas de cores primárias, que quando juntas em diversas proporções possibilitam a criação de todas as outras cores.Cada cor é uma diferente combinação das três cores primárias, que são caracterizadas de forma diferente dependendo da escala a utilizar.
Este sistema é utilizado em monitores, câmaras digitais e scanners.
Modelo CMYK
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta . O modelo CMY é um modelo subtractivo, constituido pelas core ciano, magenta e amarelo. O preto facilita a impressão. Este modelo é utilizado na impressão.
Modelo HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Por outras palavras, esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Assim, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico, pois para os artistas plásticos este modelo é mais intuitivo de utilizar que o modelo RGB.
Modelo YUV
O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra.O modelo YUV é adequado para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente separados. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário